Lição 7 - A Biblia é como Bussola e Mapa

Olá povo amado..

Antes de começar nossa aula:
Estude a lição a ser ministrada, procure fazer como sugerimos no blog, isso pode ajudar muito as crianças a memorizarem e guardarem as lições em seus corações.

- SUGESTÃO PARA O PROFESSOR: Vc pode se fantasiar de Indiana Jones, Marinheiro, Aventureiro, ou apenas levar um mapa e uma bussola pendurada no pescoço.. o importante é as crianças notarem que vc está diferente e logo vão querer saber o porque da fantasia.

- PREPARE TODO O MATERIAL: é muito importante deixar tudo preparado, para não perder o foco na hora da lição. Prepare a bussola e mapa de papel ( abaixo terá modelos ) para colar no quadro junto com as outras figuras das lições interiores. As mini- bíblias em caixinhas, se vc perceber que elas não estão conseguindo memorizar os livros da bíblia já ensinados, tente separar um tempinho maior para ajuda-las. Leve já impresso as atividades e lembrancinhas. Evite de fazer no horário que as crianças estão em sala. A sala deve estar pronta para recebe-los: cadeiras, quadros, materiais, ar condicionado ligado, luz acesa.. tudo para facilitar ao começar a aula.

PROFESSOR DEVE ESTUDAR: Até os mestres tem o que aprender sobre Jesus.
Deuteronômio 31.12; Salmo 25.4-5; Lucas 2.42-51

Receba as crianças com muita alegria!!
Diga o quanto elas são importantes.

LOUVOR
 
musica tema - não esqueça de cantar com eles
 
se o mestre falou tá falado
 
MEMORIZAR
 
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." João 14:6
 

MENSAGEM
A lição de Hoje é muito legal.. quem aqui gosta de aventuras?? Eu gosto!! Mas até para as aventuras devemos ser prudentes e obedecer as regras, não é mesmo?
Quando alguém vai viajar em navio ou à pé, em trilhas pelo mato, precisa da bússola e do mapa para orientá-lo. Se não ele pode tomar a direção errada e ir parar onde não quer. A Bíblia é o nosso mapa para chegar ao Céu. Ela mostra exatamente qual o caminho, que é Jesus, e como devemos andar nesse caminho. Sem ela nós acabamos tomando a direção errada e ficamos perdidos.
 colar ao lado da lâmpada, mel, semente, leite ...

Na lição de hoje vamos aprender com Jesus.

Quando Jesus era menino ainda, seus pais o perderam no meio da multidão. Eles entraram "em parafuso"! Todavia ficaram surpresos ao descobrir onde e o que Jesus estava fazendo. Era época da Páscoa em Jerusalém e centenas de pessoas de todas as partes estavam na cidade para a geta. José e Maria, os pais de Jesus, também foram à cidade para celebrar. No caminho de volta para casa, notaram que Jesus não estava com eles. Acharam que estivesse com algum parente ou com os amigos, mas quando perceberam que Jesus estava perdido, ficaram muito preocupados! Voltaram para a cidade lotada de gente para procurar Jesus.
Os pais de Jesus ficaram muito felizes quando encontraram seu precioso filho! Mas  ficaram curiosos ao saber o que Jesus estava fazendo lá. Bem, naquela época, mesmo Jesus sendo apenas um menino, estava sentado com os anciãos do templo, ensinando coisas a respeito de Deus! Imaginem só! Um jovenzinho ensinando os professores sobre Deus! Jesus estava ensinando com tanta sabedoria e entendimento, que todos estavam admirados. Maria perguntou a Jesus por que ele tinha vindo ao templo. Jesus disse a ela e a José: "Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu preciso estar na casa de meu Pai?" Mas eles não entenderam tudo o que Jesus quis dizer com isso. O que vocês acham que Jesus queria dizer?
Espere um pouco para que as crianças deem suas opiniões e depois diga: Jesus sabia que o lugar mais natural para ele estar era perto de seu Pai Celestial - seu templo ou casa. Jesus também sabia que os mestres tinha muito a aprender sobre Deus. O Senhor mandou Jesus para nos ensinar e era justamente isso que estava fazendo! Vamos ver se descobrimos por que devemos aprender a respeito de Deus e qual é a importância disso.
vamos ver o que Jesus deve ter ensinado aos mestres no Deuteronômio 31.12 e depois pergunte:
Cite duas coisas que esse versículo nos ensina a aprender.
 Por que é importante temer, reverenciar, respeitar a Deus?
 Por que é importante aprender a obedecer às leis de Deus?
Diga: Jesus sabia que é muito importante respeitarmos e reverenciarmos a Deus. Isso significa que devemos temer a Deus; não é ter medo de Deus, mas, sabendo que Ele é Todo-Poderoso, devemos respeitá-lo e obedecer-lhe acima de tudo. O que mais Jesus ensinou naquele dia? O que vocês acham que seria? Vamos ver. Leia em voz alta Salmo 25.4-5. Pergunte:
 Por que devemos aprender sobre os caminhos de Deus e como Ele deseja que nos comportemos?
 De que maneira podemos aprender as verdades de Deus?
Diga: Jesus também sabia que era importante conhecer as verdades de Deus e o que ele tem a nos dizer. Assim podemos entender melhor o que Deus deseja e como obedecer-lhe. Todo nós sabemos que as crianças vão às escola para aprender. Mas os professores também precisam aprender para serem bons professores. Jesus poderia ter ficado do lado de fora do templo conversando com que estivesse por ali, mas decidiu entrar, ouvir os mestres e ensiná-los. Pergunte:
 Ao ensiná-los, Jesus demonstrou que se preocupava com os mestres? Por quê?
 Vocês acham que Jesus quer que continuemos aprendendo a respeito de Deus? Por quê?

VISUAIS
(se preferir pode usar os visuais )


 
 
ATIVIDADES
 

LEMBRANCINHAS
 

 


MEMORIZAR LIVROS DA SEMANA!!!
 
Neste momento vc deve colocar as bíblias miniaturas na bíblia gigante.
 
Já aprendemos
 Genesis, Êxodos, Levíticos, Números, Deuteronômio,
Josué, Juízes, Rute, 1° e 2° Samuel,1° e 2° Reis ,
1° e 2° Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Jó,
 Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares, Isaias.
Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oseias

 Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum 
 
Hoje vamos aprender
Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias
 
 
PROFESSOR, SE VC TIVER COMO DAR UM PREMIO PARA QUEM SOUBER OS LIVROS ATÉ JÓ, SERIA FANTÁSTICO!!!!!!
 
QUERIDO PROFESSOR!!
 
Este espaço é para vcs!
Não deixem de assistir estes vídeos, vou postar na sequencia, infelizmente não encontrei em um só vídeo completo, mas dá para entender como Deus fala com as crianças.
 
Pegue lenço, vc vai se emocionar!
 
 
 
 




0 comentários:

Postar um comentário