A história de uma amiga - Rute e Noemi

Professor abençoado, leia Rute 1-2

Queremos que Deus esteja bem envolvido em nossas amizades. 
Rute 1:1-2:23; Eclesiastes 4:9-12; 1 João 4:7-11

ANTES DA HISTÓRIA

TOME NOTA!!
- Abrace e receba cada preciosidade com um belo sorriso!
- Pergunte como foi a semana de cada um. Deixe que cada um fale e participe da conversa.
- Ore com eles, mas antes pergunte se alguém tem um pedido e quer orar.
- Hora da ofertinha, pergunte se alguém tem uma ofertinha para a salinha e que Deus se agrada da oferta das crianças.

DICA PARA DINÂMICA ANTES DA HISTORIA.


- Faça em casa uma sacola cheia de guloseimas, mas lembre: Se em sua sala tem por exemplo 10 alunos, pegue 10 guloseimas de cada tipo para dentro da sacola. ex: 10 chicletes , 10 balas,
10 pirulitos, 10 pipoquinhas... e assim por diante, evite sabores diferentes para não dar discórdia na hora de repartir. Faça uma embalagem bem bonita, para as crianças ficarem curiosas.

-  Encha 3 balões e desenhe um roste de mulher em cada um. Coloque um nome em cada balão com rosto de mulher Noemi, Rute e Orfa.

- Comece contando a história usando os balões e deixe reservado de lado a sacola de guloseimas.
HORA DA HISTÓRIA 

É muito gostoso ter amigos, não? Muitas vezes somos simpáticos com alguns amigos, sorrimos para eles, mas não passamos muito tempo juntos. Outros são amigos de verdade, com quem compartilhamos nossos segredos, sonhos e esperanças. Os amigos verdadeiros e íntimos são um presente de Deus e fazem do nosso mundo um lugar agradável de vivermos! A história bíblica de hoje é a respeito de uma verdadeira e de como duas mulheres descobriram quem era o melhor amigo delas.
Segure a bexiga que representa Noemi e diga: Esta é a história de Noemi, uma mulher que tinha dois filhos que se casaram com duas jovens. (Apresente "Orfa" e "Rute".)Uma dessas jovens se chamava Orfa e a outra, Rute.
Conte a história da amizade entre Rute e Noemi conforme Rute 1 e 2,

Começando com Noemi, diga: Noemi era uma senhora mais velha que conhecia e amava a Deus. Noemi tinha dois filhos que se casaram com duas jovens chamadas Orfa e Rute. (Acrescente Orfa e Rute ao círculo.) Noemi amava as duas, mas sua amizade com Rute era especial. Noemi ensinou a Rute tudo o que sabia sobre Deus e ela também passou a conhecer e amar o Senhor. 
Foi então que aconteceu uma coisa horrível. O marido de Noemi e seus dois filhos morreram. Noemi, Orfa e Rute ficaram viúvas. Com muito amor Noemi disse a Rute e Orfa que, se quisessem, poderiam voltar para a casa de seus pais. Tanto Rute como Orfa choraram bastante. Ambas amavam Noemi e não queriam deixá-la.
Finalmente, Orfa decidiu voltar para a casa de seus pais, e doi embora. (Tire Orfa estoure o balão e continuem com Noemi e Rute.) Rute disse a sua amiga Noemi: "Aonde você for eu irei e o seu Deus será o meu Deus". Assim, Noemi e sua amiga Rute voltaram para Belém, cidade onde Noemi tinha alguns parentes.
Quando Rute e Noemi chegaram a Belém, estavam com fome. Rute queria ajudar sua amiga Noemi e por isso foi ao campo recolher trigo para fazer pão. Ela recolheu os grãos e os colocou em uma sacola.
Coloque a sacola de presente no meio da roda. 
Quando Rute e Noemi se sentavam para desfrutar a amizade uma da outra e dividir a refeição, também oravam juntas agradecendo a Deus pelas bençãos.
Coloque as bexigas de lado e ore com as crianças agradecendo a Deus pelos bons amigos. Depois, compartilhem as guloseimas das sacolas. Diga: Enquanto nós desfrutamos de nossa amizade e guloseimas, vamos pensar um pouco sobre a razão de Deus nos mandar amigos especiais e como eles podem nos ajudar a ficar mais próximos uns dos outros e de Deus também.

CURIOSIDADE: Rute descobriu o quando Noemi havia sido bondosa e afetuosa com ela, especialmente quando lhe ensinou a respeito de Deus e seu amor. Rute, que antes não conhecia o Senhor, veio a ser mãe de Obede, de cuja família Jesus nasceu muitos anos depois. Isso é incrível! Que amigona foi Noemi! Nós também podemos ser os melhor amigos de nossos amigos, fazendo com que Deus se torne parte de nossa amizade. Termine cantando .


LETRAS DAS MUSICAS: escolha uma delas 

Perto, perto de Deus eu quero andar (3X)
Eu quero ser parecido com Jesus
Jesus, meu amigo melhor (2X)
Jesus é o nosso Salvador, Jesus meu amigo melhor
Melhor, melhor, Jesus meu amigo melhor.
Por mim morreu Jesus
Cravado numa cruz
No monte do calvário
por mim morreu Jesus.
Deus é tão bom
aleluia ( 3x)
Deus é tão bom, é tão bom para mim.
Deus é bom pra mim (2x)
Feliz estou cantado eu vou
Deus é bom pra mim
Deus é bom pra mim (2x)
Seguro estou com Ele eu vou
Deus é bom pra mim

Andando com Cristo, andando todo dia, andando com alegria (2X)
Andando com Cristo, andando com meu Salvador.
Andando na chuva, andando no sol, andando todo dia, andando com alegria.
Andando com Cristo, andando com meu Salvador.
Tão grande é meu Deus, Meu Deus é tão grande que todas as coisas criou (2X)
Os montes são Dele, os rios são Dele, as estrelas são Dele também
Tão grande é meu Deus, Meu Deus é tão grande que todas as coisas criou
O amor do meu Deus é grande tão grande, que deu seu filho por mim
Eu sou pecador, mas o Salvador,meu castigo eu não recebi.
O que vc faz, o que vc diz, Deus tudo esculta e tudo vê,vê,vê sim
Deus tudo vê, esculta o Senhor, tudo que faz ou diz você.
 

UMA MENSAGEM PARA VOCÊ QUERIDO PROFESSOR



0 comentários:

Postar um comentário