Lição 18 - O Redemoinho de Elias

Olá queridos professores.

Nossa lição de hoje será sobre o profeta Elias.

Estudem 1Reis18 - 19;2 e 2Reis 2

Contar a história assim (como no livro Pequenos Aventureiros - a complementação virá depois):

" A barba branquíssima de Elias batia no peito. Sua vida tinha sido repleta de aventuras. Ele tinha vencido uma competição fantástica, provando que Deus era o deus verdadeiro, e não Baal. Tinha escapado de Jezabel, a perversa rainha de Israel. Tinha sobrevivido ao deserto, pois Deus lhe forneceu pão e carne todos os dias. Deus esteve com ele a cada momento.
Agora, naquele dia, Elias iria ser levado ao céu. Seu ajudante, Eliseu, insistiu em ir com ele. "Não vou deixá-lo", Eliseu disse. Quando chegaram ao rio Jordão, os dois profetas testemunharam um milagre estupendo. Elias tocou a água com seu manto e o rio se dividiu em dois, para que eles pudessem atravessá-lo em terra seca.
O velho Elias virou-se para seu amigo e perguntou:
- O que posso fazer por você antes de eu ser levado embora?
Eliseu respondeu:
- Por favor, dê-me uma porção dobrada de seu espírito.
- Se você me vir sendo levado, terá o que deseja - afirmou Elias.
De repente, apareceram uma carruagem e cavalos de fogo. Um redemoinho tirou Elias dochão numa grande rajada de vento que o levou até o céu.
Tão rápido quanto apareceram, a resplandecente carruagem e seus cavalos foram embora, assim como Elias.
Eliseu pegou o manto de Elias, que havia caído. Com ele tocou o rio Jordão, e as águas se abriram!
Eliseu atravessou o rio, pronto para viver as aventuras que Deus havia guardado para ele."

Complemento:  (retirado do blog da tia Alê)

Nos dias de Elias não era fácil ser crente, pois havia zombaria e perseguição (como hoje), por isso muitos profetas falavam apenas o que o povo gostava de ouvir. Elias, porém, se manteve fiel ao seu compromisso com o Senhor e falava o que tinha que ser dito. A Bíblia diz que "Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos". Ele teve seus momentos de fracasso, sentindo solidão e medo como qualquer crente, mas Deus sempre esteve ao seu lado ajudando-o a vencer, assim como está sempre conosco. "De maneira alguma, te deixarei, nunca jamais te abandonarei" (Hb 13:5).
Introdução

Vocês já ouviram falar de alguém que nunca morreu? A Bíblia nos conta a história de Elias, um homem muito especial que Deus não deixou morreu.

Desenvolvimento

Elias viveu numa época em que o povo de Israel estava longe de Deus. O rei Acabe e sua esposa fizeram um altar para um deus falso chamado Baal. Isso fez com que muitos israelitas adorassem esse deus.
O Senhor Deus ficou triste com essa situação e, através de Elias, mandou um recado ao rei. Ele disse: " Tão certo como Deus é verdadeiro, não choverá nesta terra até que eu o diga."
Durante três anos e seis meses não caiu nenhuma gota de água. Elias ficou escondido pois o rei e a rainha queriam matá-lo. O rei Acabe não gostava de Elias e dizia que ele era o culpado pela falta de chuva, e sempre o perturbava.
Depois desse tempo, Deus mandou Elias avisasse ao rei que Ele mandaria chuva. Quando Elias foi falar com o rei, Acabe disse: Então é você que está aí, você, o maior criador de problemas de Israel! Elias respondeu: "Eu não sou criados de problemas. Você é quem está atrapalhando o povo, pois está seguindo falsos deuses. Reúna agora o povo e os profetas de Baal no monte Carmelo!"
Eram 450 profetas de Baal contra Elias sozinho! Mas o Deus Todo Poderoso estava com ele. O combinado era que os profetas de Baal preparassem um sacrifício para o seu deus e Elias faria o mesmo, só que para o Deus Verdadeiro. O deus que mandasse fogo para queimar o sacrifício seria verdadeiro. (Professor, explique que o sacrifício era de um animal.)
Os profetas de Baal invocaram o seu deus de manhãzinha até o meio-dia, mas nada aconteceu.
Do meio-dia até à noite continuaram pedindo para que Baal enviasse fogo. Eles gritavam, dançavam e até se cortavam, mas nada, nada aconteceu. Nenhum fogo veio do céu.
E, então, Elias preparou o seu sacrifício e ainda pediu que jogassem muita água em cima, Depois, Elias orou: "Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, ouve-me para que teu povo possa compreeender que és o Verdadeiro Deus!"
De repente, um grande fogo desceu do céu e queimou o novilho, a lenha; a água secou. Tudo ficou totalmente queimado. Na mesma hora, todo o povo reconheceu e disse: "O Senhor é o nosso Deus".
Deus deu para Elias um ajudante chamado Eliseu, que que o seguia sempre de perto, até que chegou o dia quando Elias seria levado ao céu.
Agora prestem atenção! Seria levado ao céu sem morrer!
Elias não queria que Eliseu o visse partir, mas ele insistiu e ficou perto de Elias, que lhe perguntou se gostaria de pedir alguma coisa, antes que se separassem. Eliseu pediu o dobro do espírito e da fé de Elias. ( Porção dobrada do teu espírito. O termo "porção dobrada" não significa terminantemente o dobro do poder espiritual de Elias; refere-se, antes, ao relacionamento entre pai e filho, em que o filho primogênito recebia o dobro da herança que os demais (Dt 21.17). Eliseu estava pedindo que seu pai espiritual lhe conferisse uma medida abundante do seu espírito profético, para, deste modo, ele executar a missão de Elias. Deus atendeu ao pedido de Eliseu, sabendo que o jovem profeta estava disposto a permanecer fiel  a Ele, apesar de toda a apostasia espiritual, moral e doutrinária a seu redor. - (Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal- CPAD) )
Elias disse que se Eliseu o visse partir, o pedido seria atendido.
De repente, uma carruagem de fogo separou os dois e um vento muito forte levou Elias para o céu.

Conclusão

Elias foi um homem que permaneceu firme, mesmo sendo perseguido por um rei e uma rainha poderosos. É muito importante que continuemos firmes no Deus verdadeiro, como Elias.


OBJETIVO:
*Compreender a importância de imitar os bons exemplos;
*Buscar o Espírito Santo.


VISUAIS






Sugiro vc usar algo para lembrar uma barba branca, e use um manto para contar a história.. 
(Se vista como o profeta Elias) 
Vc pode começar a aula dizendo as características do profeta e ver se as crianças advinham sobre quem é a história de hoje.

LOUVOR


ATIVIDADES





BRINDE





MAPA
(Imprimir um para cada criança)



PROFESSOR UM PRESENTE PARA VC!!


Mensagem Pastor Claudio Duarte sobre Elias e Eliseu

"Seguindo os passos do profeta!"



Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Tia Si...Graça e Paz! Estou muito grato pela visita e comentário! Deus abençoe pelo apoio e incentivo. Seja sempre muito bem vinda! Parabéns pelo site. Notei que utilizou algumas imagens também. Deixo o convite para seguir o blog Apascentar os Pequeninos. Será uma honra. Fique com Deus!

    ResponderExcluir