Lição 11 - Ah, não!! É Jericó!!

Olá, eu estou amando este estudo e você?? As crianças estão gostando?? Tenho certeza que sim!!!

Então vamos começar nosso cultinho de EBD.

Receba todos com muito carinho, um abraço e diga o quanto vc está feliz em ver cada criança.

Pergunte como foi a semana para cada um!

Pergunte se alguém tem um pedido de oração! Ore com eles, mas antes pergunte se alguém quer  orar!

Hora da Ofertinha! Explique para que serve a ofertinha.

LOUVOR

Vem com Josué lutar em Jericó

Pisa na Muralha

Celebrai a Cristo - ensaio para a Pascoa

ESTUDO

Professores estudar Josué 6.

Ler para as crianças assim:

" Josué, o novo líder do povo de Deus, se posicionou no alto de um monte e protegeu os olhos dos brilhantes raios de sol. Ele e o povo de Deus estavam no  deserto, olhando para um exuberante vale verde, com rios límpidos, árvores floridas e plantas brotando. Ali estava a terra que Deus havia prometido: uma terra cheia de leite e mel.
A terra prometida.
Josué percebeu algo à distância que separava o povo de Deus da terra prometida. Era a cidade de Jericó.
Jericó era cercada por uma enorme e forte muralha. O grande portão feito de madeira e ferro se encontrava muito bem fechado. Ninguém entrava. Ninguém saía. Como o povo de Deus iria chegar à terra prometida com essa fortaleza no caminho?
Deus explicou como. Não fazia muito sentido para eles, mas Josué e o povo obedeceram. O povo marchou seis vezes em volta da muralha de Jericó, uma vez por dia, e retornou ao ser acampamento. 
No sétimo dia, o povo marchou em volta da muralha por sete vezes. No final da última volta, os sacerdotes tocaram as trombetas. Então, Josué ergueu sua espada e fez um sinal para o povo. Juntos, gritaram o mais alto que podiam. 
Uma rachadura surgiu na grande muralha. Depois outra. Pedregulhos, e depois pedras, e depois pedaços de rochas começaram a cair. Com um grande estrondo, toda a muralha foi ao chão.
O povo de Deus venceu a batalha de Jericó e pode entrar na terra prometida. O plano de Deus para seu povo tinha se tornado real!"


Objetivos da Lição: Aprender que foi o próprio Deus quem fez cair as muralhas de Jericó. Sentir-se seguro nas promessas de Deus. Orar agradecendo a Deus por Sua fidelidade.

Versículo do Dia: 
“PELA FÉ, CAÍRAM OS MUROS DE JERICÓ, SENDO RODEADOS DURANTE SETE DIAS.” HEBREUS 11.30


VISUAIS

Visual 1 - 

Muralha de Caixas de Suco

Eu ia fazer o meu Versículo do Dia da maneira como descrevi acima, mas aí como tinha várias caixas daquelas que vem Suco, algumas agora já encontramos também com leite, resolvi dar um toque de realismo ao “Muro” que ia compor o Versículo do Dia.

MATERIAL
  • 13 caixas de Suco
  • 7 folhas de Papel Silhueta Vermelho sem Brilho (com cada folha encapei duas caixas, é só dividi-la ao meio)
  • Cola
  • Fita Adesiva
  • Folha Branca para escrever cada palavra que forma o Versículo e a Referência Bíblica.
COMO FAZER
Recorte a aba de cada caixinha e lave-as por dentro.
Depois encape cada uma com metade de uma folha de Papel Silhueta Vermelho sem Brilho.
Escreva as palavras do versículo em retângulos de folha branca e cole um cada caixa.


VISUAL 2 

Retirado do blog da tia Sandra Clique aqui para ver passo a passo!!

Tem outro modelo Clicando aqui!!

Outro modelo aqui!


VISUAL 3

Flanelógrafo





DESCONTRAÇÃO

Tem um joguinho que eu encontrei na internet, acho que fica melhor fazer em um papel mais firme, mas isso vai de cada professor. Lembre que se vc fizer um brinquedo desse com boa qualidade, poderemos reutilizar em outras aulas.





Aplicando: Tirar as cópias da parte A do jogo. Recortar somente a muralha. Escrever em cada muralha uma das palavras ou frases a seguir: DESOBEDIÊNCIA, IRA, CIÚME, EGOÍSMO, MEDO DO ESCURO, MEDO DE CANTAR NA IGREJA, MEDO DE FALAR DE JESUS, PREGUIÇA DE AJUDAR À MAMÃE. Usar rolinhos de fita crepe para fixar as figuras das muralhas em copos descartáveis ou caixinhas de papelão pequenas (de remédio, por exemplo), para que fiquem em pé.


Outro momento especial que pode ser feito no final do cultinho!

PROPÓSITO DE ORAÇÃO
Prepare retângulos de cartolina representando os “tijolos que formam a muralha” e explique as crianças que assim como as muralhas de Jericó eram um problema para o Povo de Deus e o Senhor deu vitória a eles fazendo com que elas viessem abaixo, hoje o Senhor também pode acabar com qualquer problema em nossas vidas, mesmo que eles pareçam impossíveis de serem resolvidos.
Dê um retângulo para cada criança e peça que elas escrevam os problemas que estejam em suas vidas, famílias. Se na sua turma houver crianças que não sabem ler e escrever se ofereça para ajudá-las perguntando se há algum problema que elas gostariam que Deus as ajudasse.


Quando todos tiverem feito seus Pedidos, reúna-os em um círculo e peça que coloquem o Pedido de Oração debaixo de seus pés determinando que todo mal já caiu por terra em nome de Jesus!

ATIVIDADES







LEMBRANCINHA

Além do mapa da lição vc pode dar cornetinhas de plástico, ou vc mesmo fazer com eva ou cartolina.


Você pode usar um cone de sorvete recheado com algum doce e dar como se fosse uma cornetinha. 

de papel


Comprados em casa de festas

O mapa é importante levar  para cada criança!!!

PROFESSOR:

Quando Josué foi escolhido sucessor de Moisés, Deus explicou o segredo de ter êxito na sua difícil missão. "Não cesses de falar deste livro da lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido" (Js 1:8).

Boa Aula!!!

0 comentários:

Postar um comentário