PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
1º Trimestre de 2013
Tema: Deus realiza sonhos
1º Trimestre de 2013
Tema: Deus realiza sonhos
LIÇÃO 7 – MEU SONHO AGORA É SER LIVRE
* Receba os pequenos com aquele abraço de boas vindas, aos visitantes pergunte o nome e diga que eles são bem vindos.
* Comece perguntando da semana.
* Faça uma oração, mas antes pergunte se alguma criança tem um pedido de oração ou se quer orar.
* Hora do louvor, eu escolhi algumas para sugestão:
NÃO PRECISA TOCAR TODAS E NEM PRECISA SER ESTAS CANÇÕES, É APENAS UMA SUGESTÃO!!
MAS O VÍDEO DE JOSÉ É IMPORTANTE!!!!
A igrejinha
Mantendo o Equilíbrio
Servir
Deus é minha força
Musica nova sobre José.
Este tem que passar para a garotada!!!!!
* hora da ofertinha, cante uma musica ou bata palmas para a hora da ofertinha.
* oração pela ofertinha e pela lição
* no final da lição não esqueça de colar a estrelinha da lição 7 no quadro de premiação.
OBS: NO FINAL DA LIÇÃO QUE VAI ATÉ A LIÇÃO 13, NÓS VAMOS FAZER UMA FESTINHA COM BALÕES E BOLO. NESTE DIA VC VAI LEVAR ALGUNS BRINDES PARA PREMIAR QUEM PARTICIPOU DE TODAS AS LIÇÕES, ESTES BRINDES DEVEM SER MELHOR QUE OS BRINDES DE QUEM PARTICIPOU SOMENTE DE ALGUMAS LIÇÕES, MAS TODOS DEVEM GANHAR. A FESTINHA DEVE TER CULTO ANTES, COM A APRESENTAÇÃO DAS MUSICAS DE JOSÉ, PARA RECAPITULAR O ESTUDO, NO MEIO VC PODE FAZER PERGUNTAS E DAR UM BOMBOM A QUEM ACERTAR. APROVEITE ESTE MOMENTO PARA OS ANIVERSÁRIANTES DO TRIMESTRE. VAMOS JÁ NOS ORGANIZANDO!
Gênesis 39:21-23
21 O Senhor, porém, era com José, estendendo sobre ele a sua benignidade e dando-lhe graça aos olhos do carcereiro,
22 o qual entregou na mão de José todos os presos que estavam no cárcere; e era José quem ordenava tudo o que se fazia ali.
23 E o carcereiro não tinha cuidado de coisa alguma que estava na mão de José, porquanto o Senhor era com ele, fazendo prosperar tudo quanto ele empreendia.
Gênesis 40:1-23
1 Depois destas coisas o copeiro do rei do Egito e o seu padeiro ofenderam o seu senhor, o rei do Egito.
2 Pelo que se indignou Faraó contra os seus dois oficiais, contra o copeiro-mor e contra o padeiro-mor;
3 e mandou detê-los na casa do capitão da guarda, no cárcere onde José estava preso;
4 e o capitão da guarda pô-los a cargo de José, que os servia. Assim estiveram por algum tempo em detenção.
5 Ora, tiveram ambos um sonho, cada um seu sonho na mesma noite, cada um conforme a interpretação do seu sonho, o copeiro e o padeiro do rei do Egito, que se achavam presos no cárcere:
6 Quando José veio a eles pela manhã, viu que estavam perturbados:
7 Perguntou, pois, a esses oficiais de Faraó, que com ele estavam no cárcere da casa de seu senhor, dizendo: Por que estão os vossos semblantes tão tristes hoje?
8 Responderam-lhe: Tivemos um sonho e ninguém há que o interprete. Pelo que lhes disse José: Porventura não pertencem a Deus as interpretações? Contai-mo, peço-vos.
9 Então contou o copeiro-mor o seu sonho a José, dizendo-lhe: Eis que em meu sonho havia uma vide diante de mim,
10 e na vide três sarmentos; e, tendo a vide brotado, saíam as suas flores, e os seus cachos produziam uvas maduras.
11 O copo de Faraó estava na minha mão; e, tomando as uvas, eu as espremia no copo de Faraó e entregava o copo na mão de Faraó.
12 Então disse-lhe José: Esta é a sua interpretação: Os três sarmentos são três dias;
13 dentro de três dias Faraó levantará a tua cabeça, e te restaurará ao teu cargo; e darás o copo de Faraó na sua mão, conforme o costume antigo, quando eras seu copeiro.
14 Mas lembra-te de mim, quando te for bem; usa, peço-te, de compaixão para comigo e faze menção de mim a Faraó e tira-me desta casa;
15 porque, na verdade, fui roubado da terra dos hebreus; e aqui também nada tenho feito para que me pusessem na masmorra.
16 Quando o padeiro-mor viu que a interpretação era boa, disse a José: Eu também sonhei, e eis que três cestos de pão branco estavam sobre a minha cabeça.
17 E no cesto mais alto havia para Faraó manjares de todas as qualidades que fazem os padeiros; e as aves os comiam do cesto que estava sobre a minha cabeça.
18 Então respondeu José: Esta é a interpretação do sonho: Os três cestos são três dias;
19 dentro de três dias tirará Faraó a tua cabeça, e te pendurará num madeiro, e as aves comerão a tua carne de sobre ti.
20 E aconteceu ao terceiro dia, o dia natalício de Faraó, que este deu um banquete a todos os seus servos; e levantou a cabeça do copeiro-mor, e a cabeça do padeiro-mor no meio dos seus servos;
21 e restaurou o copeiro-mor ao seu cargo de copeiro, e este deu o copo na mão de Faraó;
22 mas ao padeiro-mor enforcou, como José lhes havia interpretado.
23 O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José, antes se esqueceu dele.
Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que Deus jamais nos desampara. Não importa a dificuldade, Ele sempre está conosco para nos livrar.
Exercitando a memória
“Quando eu pedir a tua ajuda, os meus inimigos fugirão. Uma coisa eu sei: Deus está comigo”. (Salmo 56.9b – NTLH).
Enfatize aos pequenos o autor desse salmo tenha plena confiança que não importava a dificuldade ou quantos eram seus inimigos. Deus o livraria quando ele orasse.
Crescendo no conhecimento
Na lição passada vimos como José foi preso após sofrer calúnia. Mas o SENHOR estava com ele e o abençoou, de modo que ele conquistou a simpatia do carcereiro. Este pôs José como encarregado de todos os outros presos, e era ele quem mandava em tudo o que se fazia na cadeia.
O carcereiro não se preocupava com nada do que estava entregue a José, pois o SENHOR estava com ele e o abençoava em tudo o que fazia.
Passado algum tempo, o rei do Egito foi ofendido por dois dos seus servidores, isto é, o chefe dos copeiros, que era encarregado de servir vinho, e o chefe dos padeiros. O rei ficou furioso com os dois e mandou que fossem postos na cadeia que ficava na casa do capitão da guarda, no mesmo lugar onde José estava preso. Eles ficaram muito tempo ali, e o capitão deu a José a tarefa de cuidar deles.
Certa noite, ali na cadeia, o copeiro e o padeiro tiveram um sonho cada um. E cada sonho queria dizer alguma coisa. Quando José veio vê-los de manhã, notou que estavam preocupados.
Então perguntou:
— Por que vocês estão com essa cara tão triste hoje?
Eles responderam:
— Cada um de nós teve um sonho, e não há ninguém que saiba explicar o que esses sonhos querem dizer.
__ É Deus quem dá à gente a capacidade de explicar os sonhos - disse José. __Vamos, contem o que sonharam.
Então o chefe dos copeiros contou o seu sonho. Ele disse:
— Sonhei que na minha frente havia uma parreira que tinha três galhos. Assim que as folhas saíam, apareciam as flores, e estas viravam uvas maduras. Eu estava segurando o copo do rei; espremia as uvas no copo e o entregava ao rei.
José disse:
— A explicação é a seguinte: os três galhos são três dias. Daqui a três dias o rei vai mandar soltá-lo. Você vai voltar ao seu trabalho e servirá vinho ao rei, como fazia antes. Porém, quando você estiver muito bem lá, lembre de mim e por favor tenha a bondade de falar a meu respeito com o rei, ajudando-me assim a sair desta cadeia. A verdade é que foi à força que me tiraram da terra dos hebreus e me trouxeram para o Egito; e mesmo aqui no Egito não fiz nada para vir parar na cadeia.
Quando o chefe dos padeiros viu que a explicação era boa, disse:
— Eu também tive um sonho. Sonhei que estava carregando na cabeça três cestos de pão. No cesto de cima havia todo tipo de comidas assadas que os padeiros fazem para o rei. E as aves vinham e comiam dessas comidas.
José explicou assim:
— O seu sonho quer dizer isto: os três cestos são três dias. Daqui a três dias o rei vai soltá-lo e vai mandar cortar a sua cabeça. Depois o seu corpo será pendurado num poste de madeira, e as aves comerão a sua carne.
Três dias depois o rei comemorou o seu aniversário, oferecendo um banquete a todos os seus funcionários. Ele mandou soltar o chefe dos copeiros e o chefe dos padeiros e deu ordem para que viessem ao banquete. E aconteceu exatamente o que José tinha dito: o rei fez com que o copeiro voltasse ao seu antigo trabalho de servir vinho ao rei e mandou que o padeiro fosse executado.
Porém o chefe dos copeiros não lembrou de José; esqueceu dele completamente.
Colocar os dados da lição 7.
Dá para fazer em uma folha de papel e colar com fita crepe, assim vc pode user o visual em outras lições!!
Exemplo:
Aplicação da Lição
Prezado (a) enfatize aos pequenos que mesmo na prisão José permaneceu fiel a Deus, de caráter firme, e temente a Deus. Estava preso injustamente e mesmo assim dava testemunho de Deus, honrando-O em todas as suas palavras e atitudes. E mesmo sendo esquecido pelo chefe dos copeiros, não se ouviu José murmurando ou reclamando. Ele confiava que Deus estava com ele e no momento certo seria libertado daquele lugar.
Assim como José devemos confiar em Deus, e esperar, pois certamente Ele sempre nos trará socorro, seja qual for a situação.
Dinâmica
Tem uma dinâmica legal, mas precisa de espaço! CLIK AQUI!
Dá para fazer também para quem tem pouco espaço, a brincadeira do vivo ou morto... em pé é vivo e abaixado e morto... assim pode trocar por PRISÃO, abaixados e LIBERDADE , em pé.. fica a dica!
Fontes Consultadas:
· Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
· Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
· Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
· Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
· Bíblia de Estudo da Mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003
· 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD
· Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
· Bíblia para Crianças: Histórias sempre vivas - Lois Rock/Cristina Balit – Editora Sinodal
0 comentários:
Postar um comentário