Lição 6 - Nunca sonhei em ser escravo


JUNIORES – CPAD
1º Trimestre de 2013
Tema: 
Deus realiza sonhos

- Receba as crianças com muito carinho, abrace e sorria para cada uma delas, lembre-se que elas são as preciosidades de Deus!

- Pergunte o nome dos visitantes e pergunte quem é o aniversariante da semana. Cante parabéns ou uma música para receber os visitantes.

cântico: Deus te ama e eu te amo

- Louvor com os pequenos: eu escolhi algumas musicas que falam sobre mentira, vc pode colocar estas ou cantar aquelas que vc já conhece. Lembrando que vc pode salvar em seu computador ou Tablet estas canções! 
cântico : Mentira tô fora

cântico - Dona mentirinha


- Hora da ofertinha, tem a musiquinha da viuvinha, postei na lição passada.
- Oração pela ofertinha e pedidos das crianças. Sempre pergunte se alguma criança quer orar. Se quiser tem aquele versinho especial:

"Cabeça baixa,
olhos fechados,
pensando em Deus 
e no fim,
amém!"

  Objetivo
Clique na imagem para uma versão maior

Nome:          _memorização versículo.jpg
Visualizações: 8
Tamanho:  111,8 KB
ID:       20132
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se De que Deus não se agrada de mentiras, e mentira sempre traz sofrimento como na historia de José
 Exercitando a memória
“Vocês querem aproveitar a vida? Querem viver muito e ser felizes? Então procurem não dizer coisas más e não contem mentiras. Afastem-se do mal e façam o bem; procurem a paz e façam tudo para alcançá-la. Deus cuida das pessoas honestas e ouve os seus pedidos. (Salmo 34.12,13 – NTLH).

Lembrancinha para colar em pirulito, balas ou pipocas.


 (figuras extraídas do blog pequeninos de Jesus http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br/ )
Neste versículo Davi enfatiza o temor do SENHOR que deve estar presente em nosso dia a dia. A nossa boca e todo o nosso ser deve ter este temor, que nos ensina a evitar o mal. Só podemos praticar o verdadeiro bem se todos os dias nos afastarmos do pecado e nos esforçarmos para agradarmos a Deus.

 lição 6 - eu não sonhei em ser escravo

 Crescendo no conhecimento
Vocês se lembram que na semana passada, os irmãos de José o venderam a uma caravana de ismaelitas como escravo? E enquanto José era levado acorrentado para o Egito seus irmãos mataram um cabrito e sujaram a túnica dele com sangue e mentiram ao seu pai dizendo que um animal feroz o havia matado?
 Pobre Jose! E pobre Jacó também. Os dois sofriam com as maldades e mentiras que os irmão de José haviam feito. Jacó chorava muito e ate se culpava de ter mandado José ir procurar os irmãos, e eles vendo isso, não se arrependiam, não contavam a verdade. Não faziam nada nem para consolar Jacó e nem para ajudar a José. Desta forma seus pecado só se avolumavam.
 As vezes acontecem coisas ruins e sofremos, como estava acontecendo  com José, mas quando temos o Deus em nosso coração não estamos só. José se lembrava disto, mesmo sentindo muita tristeza, tinha o consolo da presença de Deus. Se lembrava que em sua infância ouviu várias vezes seu pai falar das grandezas e da misericórdia de Deus, de como o SENHOR sempre os guardou e providenciava bênçãos segundo eles precisavam. José guardava todos os ensinos em seu coração e não perdia a fé em Deus e em Suas promessas.
 Assim que chegou no Egito, os ismaelitas foram direto para o mercado de escravos onde colocaram uns ao lado de outro como se fosse mercadoria de mercado. Jose era apenas um adolescente, não conhecia nem as pessoas e nem os costumes daquele país, sentia falta de seu pai. No Egito adoravam vários ídolos, mas José propôs.
 No Egito, José foi vendido para Potifar e foi morar na casa dele, um oficial que era o capitão da guarda do palácio. O SENHOR Deus estava com José. Ele morava na casa do seu dono e ia muito bem em tudo. O dono de José viu que o SENHOR estava com ele e o abençoava em tudo o que fazia. Assim, José ganhou a simpatia do seu dono, que o pôs como seu ajudante particular. Potifar deu a José a responsabilidade de cuidar da sua casa e tomar conta de tudo o que era seu. Dali em diante, por causa de José, o SENHOR abençoou o lar do egípcio e também tudo o que ele tinha em casa e no campo. Potifar entregou nas mãos de José tudo o que tinha e não se preocupava com nada, a não ser com a comida que comia. José se tornou um belo tipo de homem e simpático.
 Potifar era casado e sua mulher gostou e queria ficar com ele, mas José fugiu dela. Ele era um jovem que servia a Deus, tinha caráter firme e temor a Deus, jamais praticaria tal ação, pois desagradaria a Deus e magoaria seu patrão Portifar.A mulher de Potifar ficou furiosa e de raiva ela mentiu ao marido dizendo que José queria ficar com ela. Potifar acreditou em sua esposa e José então foi preso. Deus estava com ele e mesmo indo para a prisão, José não deixava de confiar em Deus, mas sempre se lembrava de seu pai e de seu irmão caçula Benjamim, como será que eles estavam. E orava a Deus para que os protegesse.
 Texto Bíblico:Genesis 39.1-20
1 José foi levado ao Egito; e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o haviam levado para lá.
2 Mas o Senhor era com José, e ele tornou-se próspero; e estava na casa do seu senhor, o egípcio.
3 E viu o seu senhor que Deus era com ele, e que fazia prosperar em sua mão tudo quanto ele empreendia.
4 Assim José achou graça aos olhos dele, e o servia; de modo que o fez mordomo da sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.
5 Desde que o pôs como mordomo sobre a sua casa e sobre todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do Senhor estava sobre tudo o que tinha, tanto na casa como no campo.
6 Potifar deixou tudo na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. Ora, José era formoso de porte e de semblante.
7 E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José, e lhe disse: Deita-te comigo.
8 Mas ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe o que está comigo na sua casa, e entregou em minha mão tudo o que tem;
9 ele não é maior do que eu nesta casa; e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto és sua mulher. Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus?
10 Entretanto, ela instava com José dia após dia; ele, porém, não lhe dava ouvidos, para se deitar com ela, ou estar com ela.
11 Mas sucedeu, certo dia, que entrou na casa para fazer o seu serviço; e nenhum dos homens da casa estava lá dentro.
12 Então ela, pegando-o pela capa, lhe disse: Deita-te comigo! Mas ele, deixando a capa na mão dela, fugiu, escapando para fora.
13 Quando ela viu que ele deixara a capa na mão dela e fugira para fora,
14 chamou pelos homens de sua casa, e disse-lhes: Vede! meu marido trouxe-nos um hebreu para nos insultar; veio a mim para se deitar comigo, e eu gritei em alta voz;
15 e ouvigiu-se para ela no caminho, e disse: Vem, deixa-me deixou, aqui a sua capa e fugiu, escapando para fora.
16 Ela guardou a capa consigo, até que o senhor dele voltou a casa.
17 Então falou-lhe conforme as mesmas palavras, dizendo: O servo hebreu, que nos trouxeste, veio a mim para me insultar;
18 mas, levantando eu a voz e gritando, ele deixou comigo a capa e fugiu para fora.
19 Tendo o seu senhor ouvido as palavras de sua mulher, que lhe falava, dizendo: Desta maneira me fez teu servo, a sua ira se acendeu.
20 Então o senhor de José o tomou, e o lançou no cárcere, no lugar em que os presos do rei estavam encarcerados; e ele ficou ali no cárcere.




Atividades





Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
·         Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
·         Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Estudo da Mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
·         Bíblia para Crianças: Histórias sempre vivas - Lois Rock/Cristina Balit – Editora Sinodal
e outros blogs

0 comentários:

Postar um comentário